1 de julho de 2010

Carlos Drummond de Andrade: Poesias.

Os poemas de Carlos Drummond de Andrade, que comentaremos a seguir, foram colhidos na antologia intitulada Alguma Poesia, e faz parte do núcleo temático que se articula em torno da dicotomia Província e Cidade grande. Temos, portanto, dois pólos de oposição que se contrapõem e se entrecruzam: o mundo primitivo e provinciano da terra natal, com sua realidade monótona, com seus valores ultrapassados, nos dias de hoje, e a cidade grande com todo o aparato e parafernália trazidos pelo desenvolvimento tecnológico.

Tanto num pólo, quanto no outro, o poeta sustenta uma postura crítica e irônica. Em sua visão particularizada, em ambos tipos de cidade, o indivíduo sofre a opressão e sente o desejo de evadir-se.

CORAÇÃO NUMEROSO

Foi no Rio.
Eu passava na Avenida quase meia-noite.
Bicos de seio batiam nos bicos de luz estrelas inumeráveis.
Havia a promessa do mar e bondes tilintavam,
abafando o calorque soprava no vento
e o vento vinha de Minas.
***
Meus paralíticos sonhos desgosto de viver
(a vida para mim é vontade de morrer)
faziam de mim homem-realejo imperturbavelmente
na Galeria Cruzeiro quente quente
e como não conhecia ninguém a não ser o doce vento mineiro,
nenhuma vontade de beber, eu disse: Acabemos com isso.
***
Mas tremia na cidade uma fascinação casas compridas
autos abertos correndo caminho do mar
voluptuosidade errante do colar
mil presentes da vida aos homens indiferentes,
que meu coração bateu forte,
meus olhos inúteis choraram.
***
O mar batia em meu peito, já não batia no cais.
A rua acabou, quede as árvores?
a cidade sou eu a cidade sou eu
sou eu a cidade meu amor.

O poema, Coração numeroso, tematiza o conflito característico do cidadão provinciano em meio ao bulício da cidade do Rio de Janeiro, muito grande, trepidante e caótica, na qual o forasteiro vive a angústia da solidão.
Nesta cidade coexistem, paralelamente, a natureza esplendorosa e luxuriante com os atropelos do caos urbano: "Havia a promessa do mar e bondes tilintavam".
A angústia da solidão e a nostalgia do poeta em relação à sua cidadezinha interiorana, leva-o à impressão de que a brisa morna que sopra no ar vem de Minas Gerais, a sua terra natal, aquecendo o lugar para onde ele se mudou: "...abafando o calor que soprava no vento / e o vento vinha de Minas".
O sentimento aflitivo de isolamento desperta no poeta a vontade de morrer. Mas a beleza e a sedução da cidade afastaram de si a idéia de aniquilamento. A cidade mesmo sendo um emaranhado de edifícios, mesmo com o febril movimento de pessoas, de carros e bondes, é um convite à vida, à superação das dores; é um presente dado mesmo aos que, após se curarem dos seus males existenciais, tornam-se indiferente, desprezam a sua individualidade e rendem-se ao sortilégio da cidade, sucumbe aos seus encantos, integrando-se nela: "a cidade sou eu / sou eu a cidade / meu amor".
Opondo-se à vida agitada e à turbulência da Cidade grande, o poeta compõe um curto poema que traduz a calmaria e a vida sem novidades numa “cidadezinha qualquer” do interior, no já distanciados anos vinte do século passado, quando foi publicada a antologia onde está incluído.

CIDADEZINHA QUALQUER

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.

No poema "Cidadezinha qualquer", o poeta traça o esboço da vida monótona e tediosa que levam os habitantes de uma pequena cidade do interior. A expressão da mesmice, do tédio, da falta de novidade, de uma vida sem surpresas, feita de coisas insignificantes está perfeitamente configurada no último verso do poema “Eta vida besta, meu Deus”. Este verso remata, criticamente, o que expressam os versos da segunda estrofe, nos quais ocorre a repetição da palavra "devagar" e da forma verbal “vai”, mimetizando a monotonia tediosa e a vagarosidade da vida provinciana que o poema procura exprimir.
______________________
Zenóbia Collares Moreira Cunha                                 

                                                           

Nenhum comentário: