16 de agosto de 2009

Seminário Nacional e Internacional Mulher & Literatura

**
Seminário Nacional e Internacional Mulher & Literatura será realizado em Natal


Ocorrerá entre os dias 02 e 04 de setembro o XIII Seminário Nacional Mulher e Literatura e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura, que conta com o apoio do Curso de Letras da UnP. O Seminário agregará uma proposta de ampliação dos espaços de reflexão através do envolvimento com áreas do conhecimento em que as questões de gênero também se façam presentes, tais como: Educação, Comunicação, Ciências Sociais, História, Psicanálise e Artes.

O evento será constituído por conferências, sessões de comunicação, minicursos, performances culturais, homenagens às escritoras Maria Teresa Horta e Diva Cunha, além de sessões de depoimentos que divulgarão as pesquisas que hoje constituem o referencial do Grupo de Trabalho "A Mulher na Literatura". Mais informações pelo telefone (84) 3215-1110.

As mulheres têm, no dizer de Maria Tereza Horta, "um pacto/ com aquilo que/ voa". Essa trajetória de liberdade tem sido cada vez mais alta porque mais sábia, mais desterritorializada, ou territorializada na travessia, no deslocamento. Na memória se acumulam trajetórias de vida, de leituras. "Sou todos os poetas que li", afirma Diva Cunha, mas ressalva: "eles não são eu". O trajeto do voo empreendido pelas mulheres tem cada vez mais buscado a afirmação de uma "boca ávida debruçada/ à janela deste prato/ barco de longa ida". É assim que tem sido construída uma memória de dores, mas também de lutas, de aprendizados, de conquistas, uma história que vem sendo contada com suor e poesia, inteligência e pele.

Como diz Maria Tereza Horta: "Da memória/ oposta ao esquecimento/ faço com ela febre ou cicatriz".Neste ano de 2009, o XIII Seminário Nacional Mulher & Literatura e o IV Seminário Internacional Mulher e Literatura, homenageando Diva Cunha e Maria Tereza Horta, conclamam a todos para a febre que impulsiona e para as cicatrizes que ensinam. Memórias, representações, trajetórias: o tema está posto na mesa, aguardando o debate.

Nenhum comentário: